21 de ago. de 2009

DÍZIMOS E OFERTAS!

Definição de Dízimos e ofertas.
A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser’) significa literalmente “a décima parte”.
(1) Na lei de Deus, os esraelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias
Dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bençãos divinas (ver Lv 27. 30-32; Nm 18.21,26; Dt 14.22-29; ver Lv 27. 30 nota). O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e as despesas dos sacerdotes. Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (Mt 25. 15 nota Lc 19. 13 nota ).
(2) No âmago do dízimo, achava-se a idéia de que Deus é o dono de tudo (Êx 19. 5; Sl 24. 1; 50. 10-12; Ag 2. 8). Os seres humanos foram criados por Ele, e a Ele devem o fôlego de vida (Gn 1. 26, 27; At 17.28). Sendo assim, ninguém possue nada que não haja recebido originalmente do Senhor ( Jó 1. 21; Jó 3.27; 1 Co 4. 7). Nas leis sobre o dízimo, Deus estava simplesmente ordenando que os seus lhe devolvessem parte daquilo que Ele já tinha lhes dado. (

3) Além dos dízimos, os esraelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios, Levitos descreve várias oferendas rituais: o holocausto (Lv 1; 6. 8-13), a oferta de manjares ( Lv 2; 6. 14-23), a oferta pacífica (Lv 3; 7.11-21), a oferta pelo pacado (Lv 4. 1---5. 13; 6. 24-30), e a oferta pela culpa ( Lv 5.14—6. 7; 7. 1-----10).

(4) Além das ofertas prescritas, os esraelitas podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. Algumas destas eram repetidas em tempos determinados (ver Lv 22. 18-23; Nm 15. 3; Dt 12. 6,17), ao passo que outras eram ocasionais.
Quando, por exemplo, os esraelitas empreenderam a construção do tabernáculo no monte Sinai: trouxeram liberalmente suas oferendas para a fabricação da tenda e de seus móveis (ver Êx 35. 20-29). Ficaram tão ntusiasmados com o emprendimento, que Móseis teve de ordenar-lhes que cessassem as oferendas (Êx 36. 3-7). Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para os esraelitas lançarem as ofertas voluntárias a fim de custear os concertos do templo, e todos contribuíram com generosidade (2 Rs 12.9, 10). Semelhantemente, nos tempos de Ezequias, o povo contribuiu generosamente às obras da construção do templo ( 2 Cr 31. 5-19).

(5) Houve ocasiões na história do AT em que o povo de deus reteve egoísticamente o dinheiro, não repassando os dízimos e ofertas regulares ao Senhor.
Durante a reconstrução do segundo templo, os judeus pareciam mais interessados na construção de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhe traziam, do que nos reparos da casa de Deus que se achava “em ruínas. Por causa disto, alertou-lhe Ageu, Muitos deles estavam sofrendo reveses financeiros ( Ageu 1. 3-6).
Coisa semelhante acontecia nos tempos do profeta malaquias e, mais uma vez Deus castigou seu povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo (Ml 3.9-12).

A ADMINISTRAÇÃO DO NOSSO DINHEIRO.
Os exemplos dos dízimos e ofertas no AT contem princípios importantes a respeito da mordomia do dinheiro, que são válidos para os crentes do NT.

(1) Devemos lembrar-nos que tudo quanto possuímos pertence a Deus, de modo que aquilo que temos não é nosso: é algo que nos confiou aos cuidados nossos cuidados.
Não temos nenhum domínio sobre as nossas posses.
(2) Devemos decidir, pois, de todo o nosso coração, servir a Deus, e não ao dinheiro (Mt 6. !9-24; 2Co 8. 5). A Bíblia deixa claro que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5).

(3) Nossas contribuições devem ser para a promoção do reino de Deus, especialmente para a obra de igreja local e a disseminação do Evangélho pelo mundo (1 Co 9.4-14; Fp 4. 15-18; 1 Tm 5. 17, 18), para ajudar aos necessitados (Pv !9.17; Gl 2.10; 2 Co 8. 14; 9. 2; (ver o estudo “O ESTUDO OS CUIDADOS DOS POBRES E NECESSITADOS” P.1.302), para acumular tesouros no céu(Mt 6.20; Lc 6. 32-35) e para aprender a temer a Senhor (Dt 14. 22,23).

(4) Nossas contribuíções devem ser proporcionais à nossa renda No AT, o dízimo era calculado em uma décima parte .
Dar menos que isto era desobediência a Deus.
Equivalia a roubá-lo (Ml 3.8-10). Semelhantemente o NT requer que as nossas contribuíção sejam proporcionais, aquilo que Deus tem nos dado (Co !6. 2; 2 Co8.3,12; ver 2 Co 8. 2 nota ).

(5) Nossas contribuições devem ser voluntárias e generosas, pois assim é ensinado tanto no AT (Êx 25.1,2; Cr 24. 8-11) quanto no NT 2 Co 8. 31-5, 11,12.
Não devemos hesitar em contribuir de modo sacrifícial (2 Co 8.3), pois foi com tal espírito que o Senhor entregou-se por nós (ver 2Co 8.9 nota).
Para Deus, o sacrifício envolvido é muito mais importante do que o valor monetário da dádiva (ver Lc 21.1-4 nota).

(6) Nossas contribuícços devem ser dadas com alegria (2 Co 9.7).
Tanto o exemplo dos esraelitas no AT ( Êx 35.21-29; 2 Cr 24.10) quanto o dos cristãos macedônios do NT ( 2 Co 8. 1-5) servem-nos de modelos.
(7) Deus tem prometido recompensar-nos de conformidade com o que lhe temos dado ( ver Dt 15. 4; Ml 3.10 -12; Mt 19. 21; 1 Tm 6. 19; ver 2 Co 9.6)

ESTUDO DA BÍBLIA PENTECOSTAL!

E TAMBÉM “VEMOS AQUI NO NT” (MT 23.23)“ AI DE VÓS ESCRIBAS E FARIZEUS, HIPÓCRITAS! POIS QUE DAÍS O DÍZIMO DA HORTELÃ, DO ENDRO E DO COMINHO E DESPREZAIS O MAIS IMPORTANTE DA LEI, O JUÍZO, A MISERICÓRDIA E A FÉ; DEVEIS, PORÉM, FAZER ESSAS COISAS E NÃO OMITIR AQUELAS. HOJE NÓS SABEMOS QUE TEM MUITOS SE DIZENDO PASTORES COMO DEUS MOSTRA “PASTORES QUE EU NÃO UNGÍ”
SE INTITÚLAM PASTORES, PRA TIRAR DINHEIRO DOS MENOS ESCLARECIDOS DE MUITAS MANEIRAS, MAIS NÃO É POR CAUSA DESSES QUE NÓS SERVOS DE DEUS, VAMOS DEIXAR DE SER HONESTOS E PASSARMOS A ROUBAR O SENHOR NOS DÍZIMOS!!!

SERÁ! QUE EU ESTOU SENDO MISERICÓRDIOSA, QUANDO EU RETENHO AQUILO QUE DEUS TEM ME DADO, PRA EU ADMINISTRAR NÃO CONTRIBUINDO COM OS DÍZIMOS?
SERÁ! QUE ESTOU SEGUINDO A CRISTO, E SENDO FIÉL À ELE TIRANDO ESSA PARTE DA PALAVRA DE DEUS? SERÁ QUE EU NÃO AMO SUFICIÊNTEMENTE O SENHOR, A PONTO DE DEIXAR O DIABO ENTRAR NA MINHA VIDA ABRINDO ESSA PORTA? SIM; ISSO É "IDOLATRIA" SE EU TENHO TANTO AMOR ASSIM AO DINHEIRO, A PONTO DE ACHAR QUE O SENHOR NÃO MERECE PEGAR DE VOLTA O QUE É DELE: POIS NA VERDADE TUDO É DELE;

IRMÃOS SE REALMENTE ESTAMOS ESTUDANDO A BÍBLIA "A PALAVRA DE DEUS" VAMOS ESTUDAR DIREITO, POIS NO NOVO TESTAMENTO PAULO OU OUTRO QUALQUER, NÃO ENFATIZAVA ESSE ASSUNTO PORQUE ERA COSTUMES DELES ALI SEGUIR ISSO RESTRITAMENTE, POIS NÓS VEMOS ISSO EM: “MT 23. 23” AGORA, "OFERTA SIM" É DE ACORDO COM NOSSA VONTADE DESEJO SINCERO DE NOSSO CORAÇÃO:
MAIS O “DÍZIMO”, ESTAMOS PAGANDO O QUE É DE DEUS É DEVER E OBRIGAÇÃO NOSSA.

AGORA, COM TODA CERTEZA SE REALMENTE SOMOS SERVOS DE DEUS: JÁ QUE TEMOS INTIMIDADE COM ELE “CRISTO” DEVEMOS BUSCAR DE DEUS, POIS, ELE NOS ORIENTA “EM QUE LUGAR DAR O DÍZIMOS: A IGREJA QUE ESTIVER SEGUINDO A DOUTRINA BÍBLICA, POIS PARA CONGREGARMOS NÓS NÃO TEMOS QUE ESTAR EM UMA IGREJA ASSIM?” INFELIZMENTE, DEUS JÁ ME LEVOU EM IGREJA QUE DEUS MANDOU EU NÃO DAR MAIS, POIS ALI NÃO ENSINAVA COMO DEUS QUERIA, COMO JÁ DISSE NÃO SÃO TODOS; FUI NESSE LUGAR FAZER O QUE DEUS ME MANDOU, MAIS CONTINUEI A DAR O DÍZIMO NA IGREJA QUE DEUS TINHA ME MANDADO, POIS ALI AONDE EU ESTAVA ERA TEMPORÁRIO, APRENDI SEGUIR MEU MESTRE E NÃO HOMENS QUE DIZEM SER E NÃO SÃO;
POIS FOI CRISTO QUE MORREU POR MIM E NÃO HOMENS.

EU QUERO CHEGAR AO CÉU, COMO AQUELA QUE SE ESFORÇOU PRA OBEDECER NÃO AQUELA QUE FEZ GRANDES COISAS, POIS SEI QUE NADA SOU, SÓ FAÇO AQUILO QUE DEUS MANDA NÃO INVENTO MODA PRA SER VISTA, POIS A GLÓRIA PERTENCE A DEUS. EU QUERO SEGUIR O MEU MESTRE AONDE ME MANDAR IREI, EU SEI QUE NÃO ESTOU SÓ; SEI QUE ELE ESTÁ COMIGO, POIS ELE SABE QUE SEM ELE EU NÃO FAÇO NADA. EU AMO O MEU DEUS NÃO TROCO ELE POR DINHEIRO NENHUM DESTE MUNDO; QUANTO MAIS O QUE POR DIREITO PERTENCE A ELE. ISTO É APENAS UM PEQUENO TESTEMUNHO, NÃO GOSTO DE FALAR DO MEU TESTEMUNHO SOMENTE AQUILO QUE DEUS PERMITE PRA TESTEMUNHAR DO QUE TEM FEITO EM MIM
”TE AMO! TE ADORO! MEU SENHOR E SALVADOR DEUS ÚNICO E VERDADEIRO”.
DEUS DOS EXÉRCITOS CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA!DONO DE TUDO!ATÉ O AR QUE RESPIRO.

Nenhum comentário: