8 de abr. de 2009

Sobre o arrebatamento da igreja

(I Tessalonicenses 5.1) - Mais, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitam de que se vos escreva; Tendo falado a respeito da volta de Cristo a fim arrebatar os seus seguidores (v, v, 13- 18), Paulo agora passa ao assunto do derradeiro juízo divino contra os que rejeitaram a salvação em Cristo, nesse tempo terrível chamado “o Dia do Senhor” (5.2).
O arrebatamento dos crentes (v, 17) deve ser simultâneo com o início do “Dia do Senhor”, para que a volta de Cristo seja iminente e inesperada, como Ele ensinou (ver Mateus 24.42,44 notas).
(I Ts 5.2) - Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; “O Dia do Senhor” refere-se normal mente, não a um dia de 24 horas, mas a um extenso período de tempo durante o qual os inimigos de Deus são derrotados (Isaías 2.2-21; 13. 9-16; 34. 1-4; Jeremias 46.10; Joel 1. 15—2. 11,28; 3.9,12-17; Amós 5.18-20; Zacarias 14.1-3), vindo a seguir o reino terrestre de Cristo (Sf 3. 14-17; Apocalipse 20.4-7). (1) Esse “Dia” começa quando o juízo e tribulação divinos e diretos, caírem sobre o mundo, no fim desta era (v. 3).

O período da tribulação está incluso no “Dia do Senhor” (AP 6-19; ver 6.1 nota).
Essa ira de Deus culmina com a vinda de Cristo para destruir todos os ímpios (Jl 3.14; ver AP 16.16 nota; 19.11-21).
(2) Segundo parece, “o Dia do Senhor” começa num momento em que as pessoas estão confiantes na paz e na segurança (3).
(3) O “Dia” não surpreenderá os crentes como um ladrão de noite, porque eles foram destinados a salvação, e não à ira, e estão alerta espiritualmente vigilantes e vivendo na fé, no amor e na justiça (v, v, 4-9).
Os crentes serão livres, da “ira futura” (1.10 nota) pelo Senhor Jesus Cristo (9. quando Ele vier nas nuvens para arrebatar sua igreja e levá-la ao céu (4. 17; ver Jô 14. 3 nota; Ap 3.10 nota; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA, p. 1849).
(5) O Dia do Senhor terminará depois do reino milenar de Cristo (AP 20. 4-10), na ocasião do novo céu e da nova terra (2 Pe 3. 13; AP 21.1).
COMO O LADRÃO DE NOITE. A metáfora sobre o ladrão de noite significa que o tempo do inicio do Dia do Senhor é incerto e imprevisto. Não há maneira de prever a sua data (ver MT 24.42-44, notas sobre o ensino do Senhor a respeito do tempo inesperado da sua vinda para buscar a igreja).
(I Ts 5.11) - Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
São os incrédulos que estarão dizendo: “Há paz e segurança”. Isso talvez signifique que o mundo estará numa expectativa e esperança de paz, “O Dia do Senhor”, trazendo tribulação mundial, lhes sobrevirá repentinamente, destruindo qualquer esperança de paz e segurança.
(I Ts 5.4) - Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Os crentes não vivem em pecado e rebelião contra Deus.
Pertencem ao dia, e não experimentarão a noite da ira determinada por Deus (vv. 8,9; ver o estudo O ARREBATAMENTO, p.1849).
(I Ts 5.5) - Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
(I Ts 5.6) - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; Vigiar significa “manter-se acordado e alerta”. O contexto (vv. 4-9) indica que Paulo não está exortando seus leitores a ficarem à espera do “Dia do Senhor” (v. 2), mas a estarem espiritual mente preparados para escapar da ira do Dia do Senhor (2. 11,12; Lc 21. 34-36).
(1) Se quisermos escapar da ira de Deus, (v.3), devemos permanecer espiritual mente acordados e moral mente alertas, e devemos continuar na fé, no amor e na esperança da salvação (vv.89; ver Lc 21.36 nota; Ef 6.11 nota).
(2) Visto que os fiéis serão protegidos da ira de Deus, por meio do arrebatamento (ver v.2 nota; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA, p. 1849). Não devem temer o “Dia do Senhor” mais esperar dos céus a seu Filho Jesus, que nos livra da ira futura (1.10). SEJAMOS SÓBRIOS.
A palavra “sóbrio” tinha dois significados nos tempos do NT. (1) O Significado primário e literal, conforme explicam vários léxicos do grego, é “um estado de abstinência de vinho”, “abster-se de vinho”, “estar totalmente livre de vinho”. A palavra tem um segundo sentido, metafórico, de alerta, vigilante ou domínio próprio, estar espiritual mente alerta e controlado, exatamente como alguém que não toma bebida alcoólica.
(2) O contexto deste versículo deixa ver que Paulo tinha em mente o significado literal.
As palavras “vigiem e sejam sóbrios“ são contrastadas com as palavras do versículo seguinte; “os que se embebedavam embebedam-se de noite” (v. 7). Sendo assim, o contraste que Paulo fez entre nepho e a embriaguez física indica que ele tinha em mente o sentido literal; abstinência do vinho. Compare com a declaração de Jesus a respeito dos que comem e bebem com os ébrios, e assim são apanhados desprevenidos na sua volta (MT 24.48-51
(I Ts 5.7) - Porque os que dormem, dormem de noite, “e os que se embebedam, embebedam-se de noite”.
(I Ts 5.8) - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
(I Ts 5.9) - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, Uma razão por que a esperança da volta de Cristo é tão grande consolo para os crentes (4.1.17, 18) é que Ele nos livra da terrível Ira de Deus, os juízos do Dia do Senhor (vv.2,3; AP 6.16,17; 11.18; 14.10,19; 15.1,7; 16. 1,19; 19.15).
(I Ts 5.10) - Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.
Paulo identifica nosso livramento do dia da ira de Deus, bem como nossa esperança da salvação, com a morte sacrifical de Cristo e o seu retorno para nos levar à vida eterna juntamente com Ele.
(I Ts 5.3) - Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.

Esta passagem da Bíblia nos dá uma certeza, que Cristo virá buscar a sua igreja; “e a sua igreja é formada por um povo que foi comprado com seu precioso sangue, que fez um concerto com Cristo, e que se tornou santo” (separado) deste mundo pecaminoso, e de tudo o que este mundo está fazendo contra Deus.
Será que se eu estiver fazendo o mesmo que este mundo eu vou subir?
“De maneira nenhuma Deus é santo” e Ele disse sedes santos porque “Eu Sou Santo”.
Ele virá buscar seu povo os que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro
E se tornaram mais alvo do que a neve, ninguém vai subir se não quiserem se arrepender dos seus pecados, e aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador.
Hoje Ele está de braços abertos e mãos estendidas, para todos aqueles que querem Segui-lo fazendo a sua vontade; não seguindo os corações e desejos carnais, o nosso eu precisa ficar no mundo, quando aceitamos Jesus, o velho homem precisa ficar no mundo, pois nascemos de novo somos novas criaturas as coisas velhas se fizeram passadas, pegar a nossa cruz e segui-lo, nós estamos no mundo mais não somos daqui.
Somos uma “igreja nação santa” povo resgatado do poder de satanás e do pecado.
Cristo virá um dia não sabemos o dia nem a hora eu estou esperando, pois sei que virá.
Para os que preferem os prazeres os seus desejos carnais, seguindo os seus corações
Esses não subirão a palavra de Deus nos garante isso (1 João 2.15,16).
Por isso devemos estar alerta vamos (despertar) enquanto é dia, pois a noite vem.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós para que todos nós venhamos estar preocupados com as coisas do que vêm do céu, não as da terra, pois aqui tudo vai passar. Mais a salvação é eterna. Louvado seja o nome do Senhor!

A passagem da Bíblia é tirada da Bíblia Hábil.
O estudo é da Bíblia Pentecostal.

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